top of page

Plano Diretor de Porto Alegre é tema do Agapan Debate

A polêmica revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) que está sendo proposta pela Prefeitura de Porto Alegre é tema do Agapan Debate que acontece na próxima segunda-feira (24/04), às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em Porto Alegre, com entrada gratuita. O objetivo é debater de que forma a apropriação do espaço urbano afetará a cidade e seu futuro e avaliar seus impactos sobre a qualidade de vida da população.


Participam do Agapan Debate a arquiteta e urbanista Clarice Misoczky de Oliveira, que no painel “Revisão do PDDUA: a cidade em disputa” fará uma análise da revisão do PDDUA ao longo dos anos, e a professora e pesquisadora Betânia Alfonsin, doutora em Planejamento Urbano e Regional, que fará uma crítica à fragmentação da revisão do PDDUA de Porto Alegre no painel “A fragmentação da revisão do PDDUA de POA”.


O ex-presidente e atual diretor científico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, mediará o evento. O Agapan Debate é realizado desde 1971.


Clarice Misoczky de Oliveira

Arquiteta e Urbanista. Professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e do Propur/Ufrgs. Doutora e mestra em Planejamento Urbano e Regional (Propur/Ufrgs), com período de doutorado no exterior, na Oxford Brookes University. Pesquisadora do Cidade em Projeto – Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão (CPLAB/Ufrgs). Participou da elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social e coordenou os Planos Populares de Ação Regional de Porto Alegre. Atualmente é co-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) e integrante da rede BRCidades.


Betânia Alfonsin

Doutora em Planejamento Urbano e Regional, professora e pesquisadora do Mestrado em Direito da Faculdade de Direito (FMP). Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e pesquisadora do Observatório das Metrópoles.



AGAPAN DEBATE | EDIÇÃO ABRIL 2023

Data: 24/04 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura (Ufrgs) – Rua Sarmento Leite 320, Centro Histórico, Porto Alegre (RS)

Tema central: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre

Painéis:

▪️ Revisão do PDDUA: a cidade em disputa – Com Clarice Misoczky de Oliveira (IAB RS e BRCidades)

▪️ A fragmentação da revisão do PDDUA de POA – Com Betânia Alfonsin ((IBDU e Observatório das Metrópoles)

Mediação: Dr. Francisco Milanez (Agapan)

Evento gratuito



Informações



bottom of page