• comunicaanahi

Agapan Debate terá como tema os efeitos das mudanças climáticas e dos agrotóxicos sobre a água


O primeiro Agapan Debate do ano vai abordar dois importantes temas que acabam convergindo para um mesmo ponto: a degradação do planeta Terra. O evento virtual ocorre no dia 18 de abril, às 19h30min, ao vivo no canal da Agapan no YouTube.

A exposição aos agrotóxicos pela água e impactos na saúde humana será o tema da abordagem da doutora em saúde pública e meio ambiente e tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina Simões Rosa.

Para falar sobre Mudança Climática e o Sudeste da América do Sul, o convidado desta edição é o climatologista e diretor substituto do Centro Polar e Climático (CPC/UFRGS) Francisco Eliseu Aquino.

A mediação ficará por conta do coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) e ex-presidente da Agapan Leonardo Melgarejo.

O Agapan Debate, realizado desde 1971, é uma promoção da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).


SOBRE OS CONVIDADOS:


Ana Cristina Simões Rosa é química de formação, doutora em saúde pública e meio ambiente, tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua em projetos de pesquisa, orientação lato e stricto sensu e vigilância em saúde, na área da toxicologia dos agrotóxicos e diagnóstico para resíduos de agrotóxicos em amostras ambientais (água, ar) e biológicas (sangue, urina, leite materno).


Francisco Eliseu Aquino é professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Geografia - UFRGS, mestrado em geologia marinha e clima pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEO-UFRGS), e doutorado com ênfase em climatologia e mudanças climáticas entre a Antártica e o Brasil pelo PPGEO-UFRGS e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Climatologista, que desenvolve pesquisas com ênfase em meteorologia e climatologia polar e subtropical (Sul do Brasil), eventos extremos, teleconexões, emergência climática e o Brasil. Possui 17 expedições cientificas ao continente antártico. Atualmente Diretor Substituto do Centro Polar e Climático - CPC/UFRGS.


AGENDE-SE | AGAPAN DEBATE

Tema central: Saúde pública – Efeitos das mudanças climáticas e dos agrotóxicos sobre a água

Data: 18 de abril (segunda-feira)

Horário: 19h30min

Painéis:

:: Exposição aos agrotóxicos pela água e impactos na saúde humana – Ana Cristina Simões Rosa

:: Mudança Climática e o Sudeste da América do Sul – Francisco Eliseu Aquino

Mediação: Leonardo Melgarejo

Transmissão pelo canal da Agapan no Youtube

Ative o lembrete no canal para não perder a data


Anahi Fros | Comunicação Agapan