top of page
Agapan

Nós e nossa casa natural

*Por Heverton Lacerda


As matas ciliares não são apenas “dos rios", são nossas matas de nossos rios, assim como os nossos cílios são dos olhos dos nossos corpos e, por isso, são importantes para nós. As Áreas de Preservação Permanente (APPs) protegem nossas matas e nossos rios. Não devemos privatizar o que é comum e essencial a todos nós. Por isso, para os indígenas, que se percebem parte do ambiente natural, essa forma de convívio que vê a natureza como algo externo e de uso privado não é natural. Temos que pensar a natureza como parte do nosso corpo planetário e da nossa alma universal. Tudo está interligado e gera reflexos.


O meio ambiente é este lugar que compartilhamos e que é formado por toda a nossa natureza, por nós, inclusive. Portanto, o meio ambiente é a nossa casa (oikos) comum, como alerta o Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’.


A palavra Ecologia, com origem atribuída ao biólogo alemão Ernst Haeckel, é derivada do grego “oikos”, que significa "casa", e “logos", que é "estudo". Neste sentido, ecologia é o estudo da nossa casa, do Planeta, de nós mesmos. Somos natureza, somos meio ambiente, somos residentes e residência. Habitamos em nós.


Um problema, no entanto, é que alguns consideram esta casa apenas um imóvel privado, sem grande valor, que pode ser descartado a qualquer momento e trocado por outro. Ledo engano. Nós ecologistas reconhecemos que habitamos um lar do qual somos parte indissociável, somos integrantes estruturais deste Planeta que nos acolhe e nos mima. Por isso, temos que cuidar de nós mesmos, cuidando da nossa parte da casa, que é compartilhada e viva, como indica o conceito de Gaia, difundido no Brasil por José Lutzenberger, primeiro presidente da Agapan, ou Pachamama nos Andes.


Para cuidar de nós mesmos, precisamos cuidar da nossa casa comum, da nossa natureza. Como fazer isso? O lema cinquentenário da Agapan nos indica o caminho. Quando tivermos que tomar alguma decisão importante, basta evoca-lo à reflexão, colocando sempre “A vida em primeiro lugar”.


*Presidente da Agapan

Comments


bottom of page