• Agapan

Agapan lamenta falecimento de Georgina Buckup



É com pesar que a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), por intermédio de sua Diretoria, conselhos e associados, lamenta o passamento da professora doutora Georgina Bond Buckup, ocorrido em 27 de abril.


Uma das maiores pesquisadoras de crustáceos do Brasil, ela atuou com profundidade e ênfase nas causas ambientais relacionadas ao nosso país. Integrou a Coordenação da Apedema, junto com a conselheira da Agapan, Edi Fonseca, e o biólogo Paulo Brack.


Membro fundadora da ONG Igré - Associação Sócio-Ambientalista, Georgina foi diretora-presidente (biênio 2012-2013), quando desenvolveu atividades em educação ambiental, projetos de conservação e preservação da biodiversidade dos ambientes límnicos. Do trabalho em parceria com seu marido, o também professor doutor Ludwig Buckup, falecido em fevereiro deste ano, foram legadas importantes contribuições técnicas na luta contra a Silvicultura e construção de hidrelétricas, onde denunciavam fraudes nos EIA/RIMAs apresentados.


Graduada em Ciências Biológicas e com Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Georgina fez doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná e foi docente da Ufrgs de 1977 a 2003, quando aposentou-se como professora Titular. Posteriormente, atuou como catedrática convidada da Ufrgs até julho de 2011, orientando mestrandos e doutorandos no PPG Biologia Animal.


Realizou pesquisas nas áreas de Zoologia e Biologia da Conservação, com ênfase em Taxonomia, Sistemática, Filogenia, Ecologia e Biologia de Crustacea de águas continentais, especialmente com Aeglidae, Parastacidae, Palaemonidae, Amphipoda Hyalellidae.


Georgina teve importante participação no Comitê do Lago Guaíba, junto com a também conselheira da Agapan, Sandra Jussara Mendes Ribeiro. Atuou como conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do RS (CDES), como membro do conselho gestor (2012/2013) e membro da CT Fundo Estadual do Meio Ambiente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/RS). Em nível municipal, participou da Câmara Técnica de Legislação e Educação Ambiental do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Comam).


Infelizmente, nossos amigos Georgina e Ludwig Buckup somam-se aos milhares de brasileiros levados pela pandemia da Covid-19, em razão do descaso governamental no enfrentamento desse terrível mal que assola nosso país.


Deixam enlutados seus familiares, amigos de lutas em defesa do meio ambiente, bem como os incontáveis alunos enriquecidos pela ética, pela prática pedagógica e pelo qualificado conhecimento científico de seus mestres.


Gratidão! Descanse em paz!